quinta-feira, 27 de setembro de 2012

3 Passos para Começar uma Criação de Galinhas

Muitos são os passos para se ter uma boa criação de galinhas, mas vou aqui esclarecer os 3 passos mais importantes, para você poder iniciar sua criação.

    1* Passo - O Planejamento da Criação
    A primeira vista, parece bobagem planejar uma criação de avicultura, contudo organização e planejamento, também são necessários para se ter uma criação de sucesso.
    Lápis e papel na mão, anote os requisitos básicos para se iniciar uma criação e pense a respeito de cada um deles:

    *Instalações - Onde seus pintinhos irão estar alojados; Será uma caixa de papelão? um viveiro? Você precisa-se decidir sobre isto, antes de comprar os ``bichinhos``.
    *Compre os pintinhos - Qual raça você irá comprar? Procure se informar sobre a raça disponível em sua cidade, normalmente os mais encontrados são os pintinhos semi-caipira e os label-rouge (pescoço pelado).

    *Compre a ração - Se você optou por comprar pintinhos ao invés de aves adultas, você irá precisar de ração de crescimento para alimentar os pintinhos.

    2* Passo - Indo as compras
   Após pensar sobre os 3 itens acima, é hora de ir ``as compras``. Procure uma casa agropecuária de sua confiança e compre alguns pintinhos, entre 3 a 10 pintinhos já será o suficiente para iniciar sua criação. Procure pelos pintinhos mais robustos e fortes, que demonstrem serem mais ``ativos``, pois eles terão maiores chances de crescerem saudáveis.

    Agora é a hora de comprar a ração, compre um saco de 5 kg fechado de ração de crescimento, será o essencial para os próximos dias. 
   Não se esqueça de comprar uma lampada de 60 watts, para aquecer os pintinhos durante a noite.

    3* Passo - Iniciando o Manejo
    Agora é a hora, prepare a caixa de papelão, faça alguns furos na caixa, para que o ar possa ventilar, forre-a com algumas folhas de jornal. Coloque uma vasilha com água fresca, e esparrame no fundo da caixa um pouco de ração. Esses serão os passos básicos dos primeiros 15 dias de sua criação.

    Observe o comportamento dos pintinhos, se eles estiverem muito juntos, aparentando frio, instale a lampada a uma altura segura para aquece-los, se estiverem muito dispersos e com bico aberto, estão com calor, abra a caixa ou os transfira para uma caixa maior.

    Após os 15 dias:
    Após os 15 dias, os pintinhos já estarão maiores, e com uma leve plumagem. A caixa antiga já estará pequena, e uma nova e maior precisara ser substituída; A luz ainda deve ser mantida, mas já poderá ser retirada após os 30 dias de vida. Os pintinhos já estarão com um ``apetite`` maior, e a partir desta idade cada um deve estar comendo aproximadamente 1 kg de ração por mês.

    Após os 35 dias:
    Depois dos 35 dias, os então pintinhos, já estarão na fase de franguinhos, podendo complementar a alimentação com verduras e legumes e outros alimentos. A luz para aquece-los já não é mais necessária, e agora eles devem ser transferidos para um abrigo com uma área maior para ``pastarem``
 

26 comentários:

  1. olá gostaria de saber mais como, por exemplo, o que fazer?,como fazer? é para mi ajudar num curso do sena que eu estou participando. obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    De uma olhada em outros posts que poderão te ajudar; Caso ainda surjam duvidas me mande um Email : aviario_cocorico@gmail.com ou galinhahoje@gmail.com
    Terei o maior prazer em poder lhe ajudar.

    Obrigado,
    Jonatan

    ResponderExcluir
  3. eu tenho 130 pintos mais comersaram a ficar triste e acabaram a morrer . todo dia eu encontrava 2 ou4 pintinho morto eu ja nao sei o q fazer mais mim ajude

    ResponderExcluir
  4. Olá, os motivos podem ser vários, como:
    Falta de aquecimento anoite (eles morrem de frio)
    Algum tipo de doença
    Me informe mais detalhes sobre como você cria seus pintinhos, para que eu possa lhe ajudar.

    Jonatan

    ResponderExcluir
  5. muito legal me ajudo bastante,eu mais meu amigo vamos começar a criar pintinhos com fins lucrativos

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,

    http://chickencoops-guide.blogspot.com

    Estou a oferecer um pacote de 19 planos de contrução de galinheiros, se estiver interessado poderá me contactar por email.
    Ou aceder ao site acima.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Oi, vou logo dizendo meu mail pois nunca recebo resposta das perguntas que faço pela Internet, se vc puder responder eu agradeço. veraldeia@gmail.com. É o seguinte, sempre fui apaixonada por galinhas e sempre tive, apenas para olhar, me encantar e comer os ovos. Agora me mudei para uma casa menor e o espaço que disponho para isso é de apenas 2,5x1,60 , muito pequeno mas vi alguns modelos de galinheiro bem pequenos. Primeira pergunta: quantas galinhas caberiam nesse espaço? Esse espaço fica a uma distância de apenas 3 metros do meu quarto, isso seria problema? Não posso ter galos pois a vizinhança não iria gostar( eu adoro). Qual raça devo comprar, apenas para ter os ovos e o adubo? Nunca comi minhas galinhas, morrem de velhas. Como evitar o cheiro forte já que é tão próximo ao meu quarto. Vou adorar se vc responder pelo meu mail pois de outra forma não consigo achar, kkkk, sou meio burrinha. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, eu estou precisando de uma ajuda, pois não sei como faço para as minhas galinhas, se acostumarem a dormir em outro galinheiro, que fiz, pois o antigo já não comporta todas elas, então eu tive q construir outro galinheiro, mas elas não querem dormir no novo galinheiro q eu fiz! Pois já tentei de tudo, já as peguei a noite e transferir elas para o outro galinheiro, uns três dias seguidos, para ver se assim elas dormindo no novo galinheiro elas acostumariam, mas mesmo assim não deu certo, já tentei força-las a dormir no novo galinheiro, tocando elas na hora q elas iam dormir no antigo galinheiro, para o novo mesmo assim elas são teimosas e não vão, eu não sei mais o que poço fazer! Pois o antigo galinheiro além de não comportarem elas mais, esta com muita umidade devido a esse período chuvoso de verão, e já perdi algumas cabeças devido a este problema, e também o antigo galinheiro que fiz, e muito difícil limpa-lo, e por estes motivos tive q construir um novo galinheiro, mas em outro local, mas não como faço para elas se acostumarem a dormir no novo galinheiro! Vcs poderiam me auxiliar, por favor?

    Aguardo contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aumenta o galinheiro antigo

      Excluir
    2. Amigo só a um jeito, prende as galinhas por uns 3 dias seguidos aí pode soltar que elas vão acostumar, só transferi-las a noite não adianta, espero ter ajudado, boa sorte.

      Excluir
  9. ola boa tarde ,sou apaixonado por criacao de galinhas ,ao inves de colocar a lampada a noite para aquece-los posso colocar um pano por cima da caixa?

    ResponderExcluir
  10. Olá boa dia, ao cumprimento lo, venho solicitar informações se possível? No tocante a filhotes de aves (pintos)com 30 a 40 dias de vida, que hora um deles repentinamente apresentou falta de apetite, ficando com asas caidas, mas aparanta disposição. Assim, preciso sabe se preciso acrescentar vitaminas outros? Att.

    ResponderExcluir
  11. Olá boa dia, ao cumprimento lo, venho solicitar informações se possível? No tocante a filhotes de aves (pintos)com 30 a 40 dias de vida, que hora um deles repentinamente apresentou falta de apetite, ficando com asas caidas, mas aparanta disposição. Assim, preciso sabe se preciso acrescentar vitaminas outros? Att agradeço. Francisco lino. Email: lfranciscolino.lino@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter pegado gripe, mudança brusca na temperatura, procure aquecelo bem e vai voltar a ficar saudável, espero ter ajudado, abraço

      Excluir
  12. gostaria de saber se posso iniciar uma criaçao de poedeiras com frangos machos junto? obgdo

    ResponderExcluir
  13. Pessoal! Este blog está desativado! Peço por favor que acessem meu novo site: http://www.comocriargalinhas.com

    É só digitar: http://www.comocriargalinhas.com no seu navegador e acessar lá! Estou atualizando sempre!

    Obrigado! Att Jonatan Souza

    ResponderExcluir
  14. Eu gostaria de saber por favor se eu posso tirar os pintinhos do viveiro direito para o chão , terra ,já que estão com trinta e cinco dias ou se corre o risco de adoecerem

    ResponderExcluir
  15. Eu gostaria de saber por favor se eu posso tirar os pintinhos do viveiro direito para o chão , terra ,já que estão com trinta e cinco dias ou se corre o risco de adoecerem

    ResponderExcluir
  16. Boa noite , oq devo colocar no piso , pó de serra ,areia ou piso de cimento ?

    ResponderExcluir
  17. Murilo meu pai colocou um farelo de palha específico para forrar o fundo. É macio e seca as fezes. Nao sei bem o nome mas sei que é barato. Chega na veterinária e pergunte!

    ResponderExcluir
  18. ATE QUANTOS DIAS OS OVOS ENVIADOS PELO CORREIO PODE DEMORAR ? PODE DEMORAR ATE 8 DIAS UTEIS ?

    ResponderExcluir
  19. Muito bom. Adorei as dica.

    ResponderExcluir
  20. boa tarde sou a Andressa de Votuporanga sp tenho uma chácara de dois alques gostaria de começar uma criação de galinhas poedeiras qual o primeiro passo para começar devo fazer galinheiraos no alto ou no chão quero comercializar ovos e frangas para o corte

    ResponderExcluir