sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Galinhas Características

As galinhas possuem características comuns, mas que podem se diferenciar de uma raça para outra, por isso existem raças que são aconselhadas para produção de ovos,produção de carne, além das raças mistas. 

    Produção de ovos - Raças aconselhadas 
    Quando o foco da criação é a produção de ovos, existem raças que se diferenciam pelo grande potencial de postura.
    Uma delas é a Rhode Island Red, as aves aparentam uma tonalidade marrom/café, e produzem em média até 280 ovos por ano, são excelentes poedeiras, e são muito usadas em granjas para produção de ovos. Podem ser criados em um sistema semi-confinado.
    Outra raça excelente para produção de ovos é a Embrapa 031, descendente da Rhode Island, as aves Embrapa 031 sofreram um melhoramento genético, se tornando galinhas hibridas; Produzem ovos de casca marrom, e seu manejo é rustico.

    Produção de Corte - Raças aconselhadas
   
Quando o foco da criação é a produção de carne (corte), existem raças que se diferenciam pelo grande potencial de peso.

  Uma delas é o Embrapa 021, raça melhorada para o excelente ganho de peso em pouco tempo, pode alcançar até 2,5 kg em 42 dias de vida. Também pode-se criar em sistema semi-confinado.

   Outra raça utilizada para produção de carne é a Plymouth Rock, com potencial de atingir grande peso, em poucos meses. Sua raça foi utilizada para melhoramento de outras raças, para o ganho de peso. 

    Produção Mista (Ovos e Corte) - Raças aconselhadas
    Quando o foco da criação é a produção mista (corte e postura), existem raças que podem produzir as duas coisas, com bom potencial.

    A raça mais fácil de se encontrar, e que atende bem essa categoria é o Caipira, tendo uma boa produção de ovos, e também uma boa produção de carne; Criado em sistema bem rústico, é a raça mais encontrada.

    Outra raça que atende bem este quesito, é o Índio Gigante. Tendo um excelente ganho de peso, a raça também produz uma boa quantidade de ovos. Com um tamanho excepcional, a raça é mais utilizada para corte, mas pode também ser utilizada para uma produção mista.

4 comentários: