quinta-feira, 27 de setembro de 2012

3 Passos para Começar uma Criação de Galinhas

Muitos são os passos para se ter uma boa criação de galinhas, mas vou aqui esclarecer os 3 passos mais importantes, para você poder iniciar sua criação.

    1* Passo - O Planejamento da Criação
    A primeira vista, parece bobagem planejar uma criação de avicultura, contudo organização e planejamento, também são necessários para se ter uma criação de sucesso.
    Lápis e papel na mão, anote os requisitos básicos para se iniciar uma criação e pense a respeito de cada um deles:

    *Instalações - Onde seus pintinhos irão estar alojados; Será uma caixa de papelão? um viveiro? Você precisa-se decidir sobre isto, antes de comprar os ``bichinhos``.
    *Compre os pintinhos - Qual raça você irá comprar? Procure se informar sobre a raça disponível em sua cidade, normalmente os mais encontrados são os pintinhos semi-caipira e os label-rouge (pescoço pelado).

    *Compre a ração - Se você optou por comprar pintinhos ao invés de aves adultas, você irá precisar de ração de crescimento para alimentar os pintinhos.

    2* Passo - Indo as compras
   Após pensar sobre os 3 itens acima, é hora de ir ``as compras``. Procure uma casa agropecuária de sua confiança e compre alguns pintinhos, entre 3 a 10 pintinhos já será o suficiente para iniciar sua criação. Procure pelos pintinhos mais robustos e fortes, que demonstrem serem mais ``ativos``, pois eles terão maiores chances de crescerem saudáveis.

    Agora é a hora de comprar a ração, compre um saco de 5 kg fechado de ração de crescimento, será o essencial para os próximos dias. 
   Não se esqueça de comprar uma lampada de 60 watts, para aquecer os pintinhos durante a noite.

    3* Passo - Iniciando o Manejo
    Agora é a hora, prepare a caixa de papelão, faça alguns furos na caixa, para que o ar possa ventilar, forre-a com algumas folhas de jornal. Coloque uma vasilha com água fresca, e esparrame no fundo da caixa um pouco de ração. Esses serão os passos básicos dos primeiros 15 dias de sua criação.

    Observe o comportamento dos pintinhos, se eles estiverem muito juntos, aparentando frio, instale a lampada a uma altura segura para aquece-los, se estiverem muito dispersos e com bico aberto, estão com calor, abra a caixa ou os transfira para uma caixa maior.

    Após os 15 dias:
    Após os 15 dias, os pintinhos já estarão maiores, e com uma leve plumagem. A caixa antiga já estará pequena, e uma nova e maior precisara ser substituída; A luz ainda deve ser mantida, mas já poderá ser retirada após os 30 dias de vida. Os pintinhos já estarão com um ``apetite`` maior, e a partir desta idade cada um deve estar comendo aproximadamente 1 kg de ração por mês.

    Após os 35 dias:
    Depois dos 35 dias, os então pintinhos, já estarão na fase de franguinhos, podendo complementar a alimentação com verduras e legumes e outros alimentos. A luz para aquece-los já não é mais necessária, e agora eles devem ser transferidos para um abrigo com uma área maior para ``pastarem``
 

O Blog


    O blog Galinha Hoje foi criado com o objetivo de poder ajudar os criadores de galinhas, a solucionar suas dúvidas sobre manejo e criação das aves.

    Após o sucesso de um blog anterior, o autor Jonatan Souza, decidiu criar um novo blog com o mesmo tema, para poder criar um bom relacionamento entre o avicultor e suas aves, contando com uma experiência de mais de 3 anos, e com uma paixão enorme pelo ramo da avicultura.