segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Época de Chuva para as Galinhas


A época de frio e chuva não é nada aconselhável para a criação de galinhas. Sobe condições de frio e chuva as aves tendem a ficar mais vulneráveis a doenças.

    Os Maiores Problemas
    Quando chega essa época, todo criador de aves ou qualquer outro animal rural deve-se precaver, pois é necessário um cuidado maior.
    Aves soltas durante a chuva, sem um lugar adequado para se esconder ou ficarem,estão sujeitas a morrerem pelo frio e chuva ou posteriormente pegar uma doença, pois o frio e chuva abaixam as defesas do organismo da ave, facilitando assim que elas fiquem doentes.
    Outro grande fator enfrentado nessa época, é a choca das aves. Devido a variação de temperatura, pode ocorrer de a taxa de nascimento cair, chegando em até 40% menos nascimento de pintinhos.

    Dicas

       O aconselhável nesta época é manter as aves fechadas, e quando a chuva e o frio derem uma trégua,solte-as novamente.Caso o ´´mau tempo´´ volte é recomendado fecha-las novamente.
       No galinheiro aonde elas estarão fechadas, é necessário fechar as cortinas ou janelas evitando que ventos frios cheguem até as aves, mas é de  muita importância que haja ventilação de alguma forma no galinheiro.
      As aves que estão em choco, devem ter seu ninhos bem fechados, para que a temperatura não varie muito nos ovos.
      Caso esteja criando pintinhos, eles precisarão de cuidados especiais, pois caso tomem chuva ou frio eles perderam o crescimento e poderão até morrer.

      Após o tempo de chuva e frio, volte com os cuidados normais.

26 comentários:

  1. Tenho uma galinha que esta agindo de forma estranha. Esta muito sonolenta e pegou um pico de chuva esses dias. Já coloquei limão na água mas ela continua com comportamento lerdo e sonolento. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela pode estar com o peito seco! olha eu estou lhe dando com esse ploblema e apliquei o terramicina injetavel e deu uma melhorada mas agora meu galo tambem estar ficando do mesmo jeito entao apliquei um hoje que é infalivel o sulfamicina que é melhor que o terramicina e espero um bom resultado

      Excluir
  2. Um pintinho ele tomou chuva mas ele está se recuperando ele só esta um pouco frio o que eu posso aquecer ele!!?��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa ja aconteceu de pintinhos cairem no pote de água, eu sequei eles com secador de cabelo e ficaram ótimos. O segredo é não colocar o secador nem muito quente e nem muito perto deles para não ter perigo de queimar ou mesmo de assustar muito a ave. Mas em caso de chuva ou acidentes com pote de água o secador é um otimo aliado. Se tiver um secador menos potente é melhor ainda assim reduz o risco de queimadura e faz bem menos barulho.

      Excluir
  3. A galinha aqui em casa não tem lugar pra ficar, mas fiz uma casinha pra ela e ela só fica na chuva, não entendo.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha tb ..agora vou ter que corta o pé de acerola e fechar as mesmas na casa

      Excluir
  4. Fiz a casa, porém aberta, para as galinhas e os franguinho mas eles, os franguinhos, só querem ficar na árvore levando chuva. Não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem q fazer poleiros elas gostam de dormir em lugar alto

      Excluir
  5. minha galinha colocou ovos do lado de fora da casinha estão pegando frio e chuva mesmo assim choca ? ou não ?

    ResponderExcluir
  6. Tenho alguns frangos de uns 3 meses e comecarao a morrer ja e o 4 nao tem marcas de nada eles sempre amanhecen mortos oque pode ser

    ResponderExcluir
  7. As galinhas tem poleiro coberto, mas dormem na chuva empoeiradas no pé de limão. Eu ñ entendo isso porque no começo eu "treinei" elas a ficar no poleiro e elas ficavam, mas depois mudaram de lugar sozinhas.

    ResponderExcluir
  8. Minha galinha tem um comportamento estranho quando se molha na chuva ..ela anda de lado e fica se encolhendo o que pode ser???

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma galinha e 5pintinhos e está chovendo na minha cidade eles podem tomar chuva ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas galinhas estão morrendo ontem mesmo morreu duas

      Excluir
  10. Ola,
    Estou com problema em abrigar as minhas galinhas e os pintinhos nessa chuva, porém, ela fez o ninho entre as bananeiras e o pe de figo. Eu coloquei um guarda chuva grande pra eles, emparedei com pedacos de madeira, tanto as laterais como o fundo, para fisgar, coloquei rolos e rolos das bananeiras que ja haviam sido cortadas, em cima do guarda cguva, coloquei outra peça de madeira ( essas madeiras são restos de móveis, tipo armários, comodas, etc).
    Enfim, rezar p que amanhã todos estejam bem.

    ResponderExcluir
  11. Minhas galinhas param de botar se o tempo fica muito chuvoso. Como faço para isto não acontecer?

    ResponderExcluir
  12. Oi boa noite tenho um bando de galinhas d'angola e eles dormem em ima da árvore e quando chove tomam bastante chuva, sera que podem ficar doentes?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde minha galinha esta chocando no chão, hoje choveu muito E alagou e ela está com 6 ovos ela continua choca ou sai do choco ??

    ResponderExcluir
  14. Minhas galinhas então no ninho e não estão botando

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, fiz um galinheiro MT bom, ganhei três galinhas e um galo, no começo eles não entravam no galinheiro, ficavam na chuva, eu precisei jogar comida dentro do galinheiro muitas vezes pra eles entrar, agora eles entram e sabem, e quando chove elas entram glórias a Deus,

    ResponderExcluir
  16. Mas estou com um problema, tenho duas galinha que estão compartilhando o mesmo ninho e estão coisas já coloquei outro molho, mas não teve acordo, e quando nascerem os pintinhos, elas vão criar juntas, ou vai brigar, porque eu tenho uma com pintinhos de um mês e é muito brava.

    ResponderExcluir
  17. Com a minha galinha aconteceu isso,está chocando no chão e chove sempre aqui ,e eu tenho medo de mudar ela de local e ela abandonar os ovos

    ResponderExcluir