terça-feira, 24 de setembro de 2013

Construção de Ninhos

Este post fornece subsídios ao produtor na construção dos ninhos para galinhas de postura criadas em sistema de piso,coberto com cama. Nos ninhos, as galinhas fazem a postura dos ovos, por isso, ele deve ser um local aconchegante.

    Construção e Instalação dos Ninhos
    O ninho pode ser construído com sobras de madeira em bom estado de conservação, disponíveis na propriedade, com as seguintes dimensões: 30 cm (largura) x 35 cm (altura) x 30 cm (profundidade). Eles também podem ser encontrados no mercado, em material metálico ou em madeira.
    Os ninhos poderão ser construídos na forma de baterias de dois andares, com quantas bocas forem necessárias em relação a quantidade de aves alojadas. No planejamento dos ninhos, estipular uma boca para cada 4 a 5 aves.

    Na Figura 1 são apresentadas as sugestões para construção dos ninhos: Modelo 1 (Ninho Simples; composto de 1 bateria de 12 bocas dispostas em 2 andares com 6 bocas de ninho cada) e Modelo 2 (Ninho Duplo; composto de 2 ninhos simples fixados pela parte posterior, totalizando 24 bocas). Na frente da boca dos ninhos é fixado um poleiro dobrável, que além de auxiliar o acesso, também propicia o fechamento da boca quando necessário,para o manejo da ave.
    Os ninhos poderão ser fixados nas paredes das extremidades dos aviários de postura, a distância de 3 cm da parede, entretanto se houver necessidade, é possível distribuí-los uniformemente no interior do aviário.
    Em ninhos fixados na parede, em aviários pequenos, a portinhola traseira do Modelo 1 (Ninho Simples), permite a coleta dos ovos pela parte externa do aviário.

    Manejo e Limpeza dos Ninhos
    A partir das 15 semanas de idade, os ninhos devem estar devidamente preparados (limpos e com cama), para serem utilizados pelas frangas. Os ninhos devem ser abertos diariamente,logo ao amanhecer e fechados ao entardecer, para evitar que sirvam de dormitório ás aves.

    Utilizar material absorvente de umidade e redutor de impacto no interior dos ninhos, como cepilho de madeira, maravalha, sabugo picado ou capim seco.
    Repor o material semanalmente ou quando necessário e trocar mensalmente ou de acordo com a condição sanitária;

    A forração adequada dos ninhos limpos e secos,possibilitará a produção de ovos limpos.
    O monitoramento constante da qualidade interna da cama dos ninhos, evitará a presença de ectoparasitas, como piolhos, ácaros e pulgas.

    Caso haja infestação por ectoparasitas, todo o material deve ser removido e queimado.
    Quando da remoção do material o ninho deve ser tratado com produtos apropriados para o parasita em questão, conforme orientação do fabricante.
    A partir deste tratamento, monitorar constantemente as instalações para evitar nova reinfestação.

    No final de cada lote, os ninhos deverão ser lavados e desinfetados (o desinfetante pode ser adquirido em Casas Agropecuárias).
    Deixar os ninhos por alguns dias fora do aviário, ao sol, que é um desinfetante natural.
    Em qualquer situação de tratamento observar as indicações de local e forma de aplicação sugeridas pelo fabricante.

    Para garantir a qualidade do ovo providenciar de 4 a 5 coletas por dia.

Artigo Original da Embrapa Suínos e Aves (Todos os créditos a Embrapa)





Nenhum comentário:

Postar um comentário