quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O que fazer com: Piolho nas Galinhas?

É comum encontrarmos nos ninhos piolhos de galinhaO ácaro Dermanyssus galinae (piolho de galinha) pode-se espalhar rapidamente em todo galinheiro,infestando assim todas as aves, podendo causar e transmitir doenças.

A raça que menos pega piolhos é Galinha da Raça Índio Gigante (veja mais).




    O que fazer para se prevenir?
    O mais aconselhável é sempre manter o galinheiro higienizado.Podendo colocar folhas de plantas que contenham cheiro forte, para evitar os piolhos.O remédio indicado é o Bolfo da Bayer; Um pó branco, que é colocado em todo galinheiro, dispersando um pouco em cada canto, visando sempre os ninhos e poleiros.

   Meu galinheiro está infestado, O que fazer?
   Retire os ninhos, e pegue a forragem (palha) onde ficão os ovos e a queime. Coloque uma nova forragem com Bolfo da Bayer, e pronto os ninhos estarão livres do ácaro. Lembrando que a cada chocagem, o Bolfo tem de ser recolocado.

   Problemas causados pelo piolho?
   Quando o alvo são os ninhos, o piolho pode causar o abandono do ninho pela ave. Onde as galinhas, deixam os ovos, esse caso ocorre quando a infestação já houve a dias, podendo-se perder ovos, que estejam chocando.
    Além de prejudicar os ninhos, os piolhos podem transmitir doenças entre as aves, fazendo que a doença se espalhe rapidamente pelo plantel.
    
Caso uma galinha, esteja realmente muito infestada pelos piolhos, deve-se dar um banho na ave; colocando em um balde de 20 litros, água e algumas gotinhas de sabão neutro. O processo é feito mergulhando a galinha, somente até o pescoço. Após o "banho", seque a ave e passe por todas as penas Bolfo, não se esqueça de desinfestar o local aonde surgiram os piolhos.

 

8 comentários:

  1. Dica simples e rápida: coloque uns 50 gramas de mastruz numa panela com aproximadamente um litro de água. Ferva e deixe repousar por umas 12 horas. Adicione aproximadamente 50 ml de álcool (esse que vende em supermercado) e borrife sobre as galinhas. Tente borrifar sob as asas também. Borrife também nas instalações do galinheiro, tomando o cuidado de remover toda a cama das poedeiras. Se quiser complementar o tratamento, há um talco chamado Talfon que é vendido em casas de ração e custa uns R$ 7,00 que também mata os piolhos das galinhas. Feito esse procedimento, no dia seguinte não haverá mais nenhum piolho, nem nas galinhas nem no galinheiro. Se outros animais domésticos forem contaminados, aplique o mesmo procedimento neles também.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber sobre preço de pintinhos caipira,e da índio gigante para criação em granja.e sobre a forma de pagamento e fretes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-859654474-ovos-galados-galinha-caipira-gigante-promoco-_JM

      Excluir
  3. obg pelas dicas....acabei de comprar o produto...se resolver posto!!

    ResponderExcluir
  4. EXCELENTES INFORMAÇÕES, VAI ME AJUDAR MUITO A ACABAR COM OS PIOLHOS DE UMA GALINHA CHOCA QUE TENHO, OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo joia? Estou passando aqui pra dizer que perdi a senha deste blog e que o novo site é http://www.comocriargalinhas.com

    Digite: http://www.comocriargalinhas.com

    E acesse o meu novo blog!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia.. bom a galinha da minha mãe chocou 2 pintinhos porém elas estavam disputando ninho e quase pisotiaro o pintinhos eles estavam sem comer e todo sujo... Ai eu peguei e levei em casa .. porém agora acordei de madrugada sentindo coceira e deparo com piolho na minha cama e literalmente não sei o que fazer. Pois não tem como eu voltar eles lá pois vai morrer de fome e frio ai tô dando comida água tudo pela siringa .. e não sei o que fazer me ajudar pfvr como acabo com esses piolhinhos

    ResponderExcluir