terça-feira, 22 de outubro de 2013

Galinhas Curiosidades

A galinha é uma ave da espécie Gallus Gallus Domesticus, sendo conhecida popularmente por suas características marcantes e singulares como o bico pequeno, a crista carnuda e as asas curtas. 

Além de ser considerada uma das aves mais comuns do mundo, a galinha é uma ave de extrema importância para o ser humano, afinal ela é fornecedora de ovos e de proteínas essenciais ao organismo, constituindo uma excelente fonte de alimentação.


O primeiro registro de domesticação da galinha, é datado no século VII a.C.na Ásia. De acordo com alguns historiadores, a ave começou a ser domesticada para ser  utilizada em "brigas de galo", sendo pouco utilizada para fornecimento de ovos e carne.  Posteriormente, a ave se espalhou pela Grécia Antiga, sendo utilizada como alimento rico e saboroso.  

As informações sobre esta ave não param por aí... Quer saber um pouco mais? Então confira a seguir, algumas curiosidades sobre as galinhas:

Pedras na Refeição
Muitas pessoas não sabem, mas ao se alimentar as galinhas ingerem junto com a comida terra e algumas pedras de pequeno tamanho. De acordo com biólogos e veterinários, este hábito é extremamente comum pois ajuda na digestão de alimentos rígidos como o milho, por exemplo.

Galinhas voam apenas pequenas distâncias
Devido à adaptação doméstica e a necessidade de buscar alimento apenas no chão, a evolução da espécie  fez as galinhas perderem a habilidade de voar. Ainda sim, elas podem percorrer curtas distâncias, atingindo até três metros de altura se suas asas não forem cortadas.

Canto intimidador
Muitas pessoas se perguntam porque o galo canta de manhã. De acordo com os biólogos, o canto do galo é, antes de tudo, instintivo. Ele utiliza o canto para avisar ao galinheiro que está no comando  e para intimidar os eventuais desafiantes que possam vir a substituí-lo, pois se houvesse dois galos, apenas um poderia ser o líder do território.

A galinha não precisa ser fecundada para botar ovos
Diferente de outras espécies de animais, a galinha não precisa ser fecundada pelo macho para botar ovos. Isso porque, ela produz ovos independente de ter tido relações com o galo. Se houver a fecundação, o ovo será chocado dentro de no máximo 22 dias, pela própria galinha ou por uma chocadeira.  

Galinhas não transpira
Devido à ausência de glândulas sudoríparas as galinhas não transpiram. No verão elas necessitam aumentar a frequência da respiração para resfriarem o corpo.

Um comentário: